Este site foi criado com a intenção de ajudar novos criadores de Gato Siberiano no Brasil, ou até mesmo para particulares que gostam da raça e pretendem comprar um gatinho no futuro.

O primeiro passo seria ENTENDER o que é o siberiano:
Siberian cat Chernomor Sibirskoe Ocharovanie


O Gato Siberiano tem origem no cruzamento entre o Felis Silvestri Caucasica (gato selvagem que povoava a região do Caucase, que vai da Turquia até a Rússia passando pela Armênia, Geórgia) e Felis Silvestri Catus (nosso gato doméstico atual que é descendente do gato africano Felis Silvestri Lybica).

O Felis Silvestri Catus viajou o mundo inteiro desde a antiguidade juntamente com as armadas, como as tropas e frotas romanas e com os comerciantes que velejavam através do globo. Os gatos domésticos que pertenciam à população nômade e sedentária de áreas que hoje representam o território russo, cruzaram de maneria espontânea com gatos selvagens Felis Silvestri Caucasica, que povoavam as montanhas do Caucase e parte das florestas de taiga russas, dando origem à um gato com aparência similar aos seus ancestrais selvagens: Patas curtas, sobrepelo impermeável, pelos nas patas para ajudar a locomoção no solo enevado, forma arrendodada do corpo e da cabeça e uma cauda farta. O gato que hoje chamamos de Siberiano.

Existem vários artigos que falam da domesticação dos gatos que ocorreu no Egito e Chipre há 10.000 anos com o começo da agricultura, artigos que falam da origem de Felis Sivestri Catus que foi ligado geneticamente ao gato Africano Felis Silvestris Lybica e também vários artigos que explican como o gato doméstico conquistou o mundo viajando entre os continentes.

Vou deixar os links com os melhores artigos relacionados a este tema escritos em inglês.

Para entender o Siberiano precisamos entender o conceito de “raça natural”:

▪Uma “raça natural” é um grupo de animais que se desenvolvem em uma determinada área isolada e de maneira espontânea. Desenvolvem características físicas de adaptação ao meio ambiente em que vivem e tem um fenótipo e genótipo comum.

Também precisamos entender um pouco da história da Rússia:
Taifun Adagio gatil Damman amur.


▪Os vários episódios do êxodo Russo, que permitiu o transporte de gatos de áreas rurais remotas para as cidades.
▪A queda do comunismo: A criação oficial da raça e a comercialização de gatos para fora do país, só foram possíveis após a queda do comunismo.

O primeiro padrão da raça foi criado pelo clube russo Kotofei em Moscou e a FIFÉ (Federação Felina Internacional) foi a primeira federação com reconhecimento mundial a publicar o padrão em 1988.

Desde a criação da raça, começaram os debates em relação aos gatos que foram chamados “Neva Masquerade” que são gatos “colorpoint”(cores nas extremidades e olhos azuis como um Siames). São o resultado da mistura de vários tipos de gatos diferentes com o objetivo de dar um “re-look” nos gatos siberianos que eram considerados “marrons e banais” e bem menos atraentes aos olhos de compradores potenciais de outros países como os USA.
Depois da guerra fria, era super chique possuir animais ou objetos Russos e existia uma grande demanda.

O grande “quid pro quo” (engano/confusão) surgiu nesta época, a partir da criação oficial da raça.

Existe um grande mal entendido em relação à raça. Podemos dizer que o gato siberiano ficou “lost in translantion” no seu país de nascimento, o que é muito triste.

De um lado temos cientistas apaixonados pela raça como a Dra.Valentina Nemyria do gatil Velenvic ou o Dr. Alexander Kolesnikov (Doutor em Biologia Molecular) que estudam e conhecem profundamente a origem do gato siberiano que descrevemos acima, o gato natural que é o resultado do encontro de dois tipos de felinos diferentes. Gatos conhecidos pela população rural, gatos que fazem parte da cultura, das raízes russas e que aparecem em poemas, fábulas e contos russos e ainda na memória de vários amigos e amigas russos. Entre os quais alguns que tiveram a sorte de crescer com um verdadeiro siberiano.

E do outro lado temos a Sra. Olga Mironova e companhia, que incluíram no padrão da raça do clube Kotofei, gatos colorpoint que eram resultado de misturas com gatos de outras raças (às vezes era possível encontrar Nevas que também tinham sido inscritos no livro de origem como Tailandês ou Balinês).

Estas senhoras por várias razões (mas pricipalmente motivadas pelo aspecto financeiro) decidiram dar uma cara nova ao velho gato Siberiano que não tinha nada de exótico ou diferente e o incluíram na categoria de “raça de gatos misturados”. Olga Mironova reconhece em vários artigos que o gene colorpoint foi trazido para Rússia e não faz parte do patrimônio genético do gato natural.

O Clube Kotofei queria um gato siberiano moderno, bonito, exótico e mais atraente do que os gatos “brown tabby” que eram trazidos para serem aceitos como gato de fundação da raça.

A partir deste ponto encontramos criadores Russos que acreditam que o Siberiano é uma mistura de raças e estes aceitam o Neva Masquerade como um outro Siberiano qualquer.
Earl Marrtin Valenvic
De um outro lado temos criadores que conservaram os seus gatos o mais próximo possível dos primeiros gatos de fundação e sem a presença de gatos colorpoint. 

Estes são chamados de “puristas” e infelizmente são uma minoria.
Os outros tiveram muito mais sucesso. Conseguiram aprovar o Neva Masquerade como Siberiano nos principais clubes como o WCF, Tica etc, e acasalam os dois tipos de gatos sem nenhum escrúpulo.

Agora apresento à todos a “Million Dollars Question”. Quem tem razão? Na verdade são duas maneiras de ver a coisa. O Siberiano moderno que é a mistura do gato natural com vários outras raças (Siamês, Tailandês, Balinês, Birmanês et até mesmo por baixo dos panos com o Persa para uma pelagem mais densa) e os puristas que continuam a manter os seus gatos da maneira mais próxima possível ao gato Siberiano original.

Eu faço parte do grupo dos “puristas”, mesmo sendo um percurso bem mais difícil e sabendo que faço parte de uma minoria.

Pertenço a este grupo por várias razões: Hoje em dia podemos provar que o gene colorpoint teve origem no Siam (antigo nome para Tailândia), o debate foi encerrado por cientistas e geneticistas, o único gato natural que carrega o gene CS do colorpoint é o Siamês e sou contra a destruição do patrimônio do Siberiano natural com a introdução de um gene estrangeiro.
Sou purista pois também sou comportamentalista especializada em etologia felina e me interesso por todas as publicações em relação à domesticação dos gatos e de todas as espécies de Felidaes (pequenos felinos) pelo mundo. Leio todos os artigos e publicações com relação as diversas espécies e o comportamento de cada um e não concordo com a destruição do patrimônio genético do Siberiano que é um gato a parte. Lembrem-se que o gato hipoalergênico é o Siberiano e não os gatos que usaram para dar nova aparência às raças. Quanto mais mistura, mais difícil será para encontrar gatos realmente hipoalergênicos.

Sou purista pois tive a sorte de ter tido um gato muito próximo do que era o siberiano nos anos 50/60, com um temperamento delicioso e um fenótipo perfeito. Este gato não tinha nenhum ancestral Neva Masquerade do principio até ao fim da sua árvore genealógica, um verdadeiro tesouro.

Existem mais criadores e “mixers” de Neva com Siberiano do que puristas, pois durante muito tempo houve grande demanda de gatos colorpoint, visto que as pessoas os acham bonitos e os russos querem vender gatos.

Como quase tudo na vida hoje em dia, infelizmente as “maiorias” são sempre aqueles que não sabem de nada e não querem saber. Não pesquisam, querem tudo rápido, tudo pronto e dinheiro fácil também. No mundo de hoje a maioria dos políticos são corruptos, a maioria das indústrias não respeitam a natureza, a maioria das pessoas fazem tudo de forma superficial, sem se aprofundar nas questões mais importantes existenciais. A maioria fica focada num plano puramente estético.
Gato de fundacao Richard.


Lógico que somos uma minoria, pois a maior parte só vende gatos pensando em obter lucro, sem paixão e sem o conhecimento necessário de técnicas básicas de genética como “line breeding” (cruzamento em linha) e “inbreeding” (endogamia). Quem quer passar horas fazendo pesquisas sobre cada “bloodlines”(linhagens), procedência de cada gato, onde evoluíram, como foram apresentados, como viveram, como morreram?

As pessoas de uma maneira geral querem brilhar nos shows, ganhar troféus, ter aclamação do público pela beleza dos gatos e vender caro usando o caminho mais curto.

Os maiores criadores russos hoje em dia não tem a menor idéia do que estão fazendo. Infelizmente o problema não e só a mistura com o Neva, mas uma super utilização de gatos de uma mesma bloodline que fois muito utilisada pois este gatil tinha o monopolio das vendas de gatos na Russia durante muitos anos, bem como o uso abusivo de line breeding, inbreeding com gatos que infelizmente pertencem a grupos de risco (exatamente devido a abusos para obter a pelagem golden que é um gene recessivo, difícil de obter). Vários destes criadores Russos tambem, vendem gatos para viver, são o seu ganha pão. São às vezes pessoas mais humildes sem estudo ou então superficiais, que só levam em consideração aspectos estéticos.

Sem contar que os russos são muito competitivos entre si e isolados devido ao enorme território do país, levando a uma probreza na genética de várias linhas. Se você quiser criar siberianos, analise os pedigrees dos gatos pretendidos no pawpeds.
Mars foundation stud from Crown of Siberia Cattery


Deixarei um link que ensina como usar o pawpeds. Veja qual é a influência de gatos golden e se tem muitos casos de line breeding ou inbreeding na genealogia do gato proposto. Veja também se a genealogia é muito misturada com Neva.  O ideal sendo SEM Neva.

LEIA e pesquise antes de comprar!

O Brasil e um pais grande e tenho certeza que novos criadores vao querer se estabelecer e gostaria muito de poder ensinar aos novos como pesquizar no Pawpeds, como evitar pedigrees que podem ate mesmo ser perigosos em relacao a cardiomyopatia, pois as linhas de golden apresentam a maior incidencia de HCM no Siberiano.  Evitar line breeding abusivos como “meio irmaos” em linhas de forte influencia golden. Como escolher gatos de boas linhas antigas, saudaveis e evitar as arapucas de criadores que so fazem gatos para mostrar com pedigrees pessimos. Mesmo que voce seja so uma familia que quer escolher um bom gato, como vc pode pesquizar. Eu pessoalmente nao vendo para o Brasil  (so para pessoas que conheco e amigos) entao este site nao arepresenta  nemhuma vantagem pessoal, so o desejo de ajudar novos criadores no Brasil.
Quando comecei, comprei uma gata golden lindissima, que me custou os olhos da cara e que depois descobri tinha muitas familias de Neva, uma genealogia péssima, péssima tambem para alergias e com um pedigree bem mediocre. Espero que este site possa ajudar pessoas que amam os Siberianos como eu amo.

Daniela Barros.

Se vc écriador ou gostaria de ser e se interessa pelo projeto, me escreva. Aqui vai a lista dos nossos principais objetivos:

– Ensinar e orientar novos criadores com o nosso sistema de “professores” e “mentores”. Professores por uma quatao de ética, nao vendem gatos para alunos, mas o professor podera ajudar o aluno nas escolhas de reprodutores.

– Explicar e promover o Siberiano.